sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mídias na Educação-Luiz Claudio Bernardes

WEBQUEST
CIEP-253-Guimarães Rosa
TEMA: Fontes de Energia
PÚBLICO ALVO: 3ºano do Ensino Médio-EJA
Disciplinas : Geografia e Ciências
Duração: 3 semanas (6 aulas)

Energia... Elemento tão simples como o apertar de um botão, girar uma chave ou introduzir pinos numa tomada.
Energia... Elemento tão integrado ao nosso cotidiano, que só percebemos sua presença (ausência) quando nos falta.
Energia... Criação e extermínio.
Trabalho e destruição.

INTRODUÇÃO
De forma simples, podemos dizer que energia é a capacidade de realizar trabalho e, dessa forma, fontes de energia são recursos energéticos capazes de produzir ou multiplicar o trabalho.
As primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem foram o esforço muscular (humano ou de animais domesticados), a força das águas, o fogo e o vento.  As modernas fontes de energia são o petróleo, o carvão, o átomo e a eletricidade que resulta da transformação de formas diferentes de energia.
A questão ecológica trouxe a necessidade de procurarmos alternativas energéticas para o petróleo.  Surgem, então, as fontes de energia alternativas : a energia eólica (do vento), marés, a geotérmica, da biomassa e outras.  Como vivemos uma civilização do petróleo, tais alternativas ainda não muito utilizadas.  O Brasil, nesta questão, apresenta um exemplo muito positivo : quase metade (45,8%) da energia utilizada no Brasil tem origem em recursos renováveis, isto é, água e cana-de-açúcar (biomassa).

TAREFA
Escolha uma fonte energia, pesquise sobre ela e apresente a fonte, extração, como pode ser usada, suas vantagens e desvantagens.
Crie um cartaz para apresentar o seu trabalho para o restante da turma

PROCESSO
Agora a turma dividida em grupos de alunos ( 6 ) deve assistir dois pequenos vídeos, um sobre as fontes de energia e outro sobre eletricidade.  Cada grupo, utilizando os  conhecimentos obtidos em aulas preliminares e as informações presentes  nos vídeos, vai escolher e defender, num debate, uma alternativa energética, expondo sua fonte, formas de aproveitamento, pontos positivos e negativos de sua utilização.  Os vídeos estão disponíveis em :
RECURSOS
Laboratório de informática
Projetor eletrônico
Lousa/Giz
Revistas
Jornais
OLIVA, Jaime e OLIVA, Roberto Giasanti.Espaço e Modernidade: temas da geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999.



AVALIAÇÃO
Critérios :
Os alunos serão avaliados por sua participação e elaboração de trabalhos individualmente e em grupo, sendo observada a assimilação dos conceitos, a parte  comportamental, isto é, leitura crítica, produção de textos, análise correta de dados e discussão fundamentada e, claro, sua atitude de participação e defesa da sustentabilidade.
Indicação de fontes de pesquisa

CONCLUSÃO
Ao final do trabalho esperamos que os alunos, dominem, além da parte conceitual ligada às fontes de energia, a parte comportamental relativa à análise de dados, procedimentos de pesquisa, organização e sistematização de informações e produção de hipóteses e argumentação ou discussão fundamentada.
Na parte atitudinal, de suma importância, esperamos, por parte dos alunos, um novo olhar sobre os recursos naturais.  Uma atitude ligada à sustentabilidade do planeta, que condene o desperdício, o descaso com a natureza e defenda toda ação ecológica.