domingo, 1 de abril de 2012

Respostas


CIEP-253-Guimarães Rosa-Att: 3001-3002-3003-Jovens e Adultos
Respostas sugeridas
Reconhecem-se tradicionalmente três etapas no processo de produção de bens ou industrialização:  o artesanato, a manufatura e a maquinofatura ou indústria moderna.
Utilizando o trabalho como elemento diferenciador podemos distinguir entre as etapas acima citadas a seguinte classificação :
Artesanto- trabalho essencialmente manual e integral, isto é, sem divisão:
Manufatura-trabalho ainda manual, mas dividido em tarefas pelos produtores:
Maquinofatura-a máquina é agora o elemento essencial da produção, o trabalho é intensamente dividido entre os produtores, que perdem o controle sobre o todo (alienação).
Na transição entre as etapas do artesanato para a manufatura, surge o sistema de artesanato capitalista como resposta ao crescimento do mercado consumidor.  Caracterizou-se pela presença de um empresário que passou a coordenar a produção entre vários artesãos.
O processo de industrialização do Terceiro Mundo pode ser caracterizado basicamente como tardio e substitutivo.
As crises mundiais como Primeira Guerra Mundial (1914-1918),crise de superprodução de 1929, e Segunda Guerra Mundial (1939-1945), podem ser associadas ao processo de industrialização do Terceiro Mundo pelo fato de dificultarem a importação de bens de consumo pelos países subdesenvolvidos e, com isso, provocar a necessidade de se produzir internamente o que antes era importado.
A recente industrialização do Terceiro Mundo trouxe modificações na velha Divisão Internacional do Trabalho que, em uma nova versão, assim se organiza :  os países do Terceiro Mundo se encarregam da produção de bens simples e de fácil industrialização e os países do Centro ou Primeiro Mundo se ocupam com a produção de novas tecnologias, know-how e pesquisas científicas, cujo valor de mercado é muito maior.